A maior parte do nosso rebanho brasileiro está em regiões de pastagens com carência de nutrientes em diferentes níveis. Por isto, para garantir uma melhor eficiência na produção dos animais é necessária uma suplementação estratégica, baseada em proteinados, proteico-energéticos e minerais.
Os resultados alcançados a médio e longo prazo, além do aumento de produtividade fazem com que a atividade seja rentável. Considerando um mercado cada vez mais competitivo e com recursos cada vez mais escassos, o aprimoramento e especialização de técnicas e processos mais produtivos se fazem prioritários.
As diferentes épocas do ano (seca e águas) exigem planejamentos nutricionais diferentes, sempre com o objetivo de extrair o máximo de produtividade em cada estação. Durante a seca, os pecuaristas costumam utilizar ferramentas nutricionais para mantença dos animais, mas o grande segredo para o sucesso da produção é a suplementação nas águas.
Isto se dá porque é o momento onde o pecuarista tem a possibilidade de extrair máximo ganho de peso de seu rebanho com um custo com suplementação menor. A rapidez na engorda e terminação, técnicas de confinamento e uma boa administração dos custos são pontos determinantes para a redução da idade ao abate, já que até 70% dos custos totais de uma propriedade podem vir da nutrição.
Confira as dicas importantes do gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Fortuna, Thiago Prado, para a máxima produção do seu rebanho:
– Treine com frequência seus funcionários direcionando para uma produtividade mais eficaz;
– Utilize de forma consciente todos os seus recursos, fazendo valer o dinheiro investido na fazenda com o objetivo de gerar receita sempre;
– Cuide bem de suas pastagens, pois elas são a base da alimentação dos animais (muitas folhas sempre e nunca deixe sobrar nem faltar capim);
– Invista no bem estar dos animais realizando um bom manejo do rebanho, sempre atento as estruturas da fazenda, curral, cocho etc.
– Faça um bom manejo nutricional, sempre utilizando produtos adequados as diferentes fases da vida de seu rebanho e às épocas do ano.
– Utilize produtos sempre com máxima tecnologia, compatível com sua estrutura.
– Tenha sempre o apoio de especialistas para realizar o protocolo nutricional dos animais.