A chuva chegou!
Com ela vem a rebrotação do capim e, consequentemente, a tão temida “diarreia do broto”. Mas, você sabe bem certinho do que se trata e quais os cuidados que devemos ter com os animais nessa época?
Confira a seguir:
A rebrotação do capim marca o início da formação de um novo pasto verde para os animais. A sua intensidade é determinada pela quantidade de chuvas, havendo a necessidade de se estabilizarem para se determinar a formação do pasto verde. À medida que os brotos novos surgem, os animais passam a consumir em maior quantidade, uma vez que ele possuem maior aceitabilidade do que a massa seca que existia na área. Os brotos do capim possuem alta digestibilidade e aumentam a taxa de passagem do material ingerido, com baixo aproveitamento dos nutrientes. Deste modo, o suplemento para a transição seca-águas deve propiciar a maior eficiência no aproveitamento do material ingerido, uma vez que o capim que surge com a rebrota possui alta quantidade de água e proteína, sendo comuns casos de diarreias metabólicas nos animais, a famosa diarreia do broto.
Assim, o uso estratégico de produtos aditivados auxilia no melhor aproveitamento da forragem e da proteína do broto do capim. A suplementação correta, principalmente de proteína e minerais, auxilia no melhor uso do nitrogênio ruminal, evitando casos de diarreia, queda de consumo e perda de peso dos animais.
Pronto, agora você já sabe como é importante contar com produtos específicos para deixar seus animais bem nutridos e saudáveis, certo? Então, corre para falar com um de nossos especialistas! Eles estão prontos para tirar demais dúvidas e te ajudar com a melhor estratégia de nutrição animal.